A Voz do Povo do Oeste

dois-dos-49-locais-monitorados-no-litoral-do-parana-estao-improprios-para-banho,-indica-boletim

Dois dos 49 locais monitorados no litoral do Paraná estão impróprios para banho, indica boletim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email


Monitoramento da balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (25) mostra que os 17 pontos verificados no oeste e no norte do estado continuam em condições adequadas. Ponta da Pita, em Antonina, é um dos locais impróprios para banho
Pedro Mathias / Arquivo Pessoal
Dois dos 49 locais que tem a balneabilidade monitorada no litoral do Paraná pelo Instituto Água e Terra (IAT) estão impróprios para banho, de acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (25). Os 17 pontos vistoriados nas regiões oeste e norte estão em condições adequadas.
No litoral, os locais impróprios são a Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Nunes, próximo à ponte da PR-340, em Morretes, segundo o boletim.
CONFIRA OS PONTOS DO LITORAL E DO INTERIOR
“Em pontos que indicam a vazão um pouco menor, as bactérias que indicam contaminação de origem fecal podem ser detectadas de forma mais abundante por não se dispersarem com facilidade”, explica a bióloga do IAT em Curitiba Beatriz Ern da Silveira.
O ponto no Rio Nhundiaquara, indicado como impróprio no boletim anterior, voltou a ficar favorável para banho, informou o IAT.
O instituto monitora a qualidade das águas durante o período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.
Segundo o boletim, há dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no litoral, independentemente da época do ano.
Sinalização
Cada ponto monitorado tem uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira.
A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha representa áreas inadequadas para banho.
Vídeos mais assistidos do G1 Paraná.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Redação A Voz do Povo Do Oeste

Redação A Voz do Povo Do Oeste

Notícias que talvez Você Goste

Rolar para cima