A Voz do Povo do Oeste

mais-de-2,9-mil-criancas-esperam-por-vaga-em-cmeis-de-cascavel,-diz-prefeitura

Mais de 2,9 mil crianças esperam por vaga em CMEIs de Cascavel, diz prefeitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email


Segundo a Secretaria de Educação, município busca abrir novas vagas em 2021 por meio de remanejamento interno, credenciamento de ONGs e escolas particulares. Não há data para retorno das aulas presenciais. CMEIS de Cascavel continuam sem poder atender todas as crianças
Mais de 2,9 mil crianças estão na fila de espera aguardando por uma vaga em um dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em Cascavel, no oeste do Paraná. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação nesta terça-feira (22).
De acordo com a secretária de Educação, Márcia Aparecida Baldini, a fila de espera em outubro de 2020 era de 5 mil alunos.
Apesar da redução dos números, o município informou que continua buscando estratégias por meio da reorganização interna de vagas e parcerias com organizações não-governamentais (ONGs) vinculadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além de chamamento público para credenciamento de novas ONGs e credenciamento de escolas particulares.
“Nós ainda estamos chamando as crianças para fazerem as matrículas na educação infantil de Cascavel, temos ainda cerca de 800 vagas para chamar mais crianças. Depois, nós passamos a fazer a reorganização de vagas com aqueles pais que não vem buscar a declaração de matrícula e nós chamamos outras crianças”, explicou.
Quase 3 mil crianças esperam por vagas em CMEIs de Cascavel
Reprodução/RPC
A secretária disse que serão abertas 270 vagas em 2021 por meio de parcerias com ONGs, com ensino integral e em diversas regiões do município.
O município também está com o credenciamento de vagas em escolas particulares para atender casos específicos, como de crianças com deficiência e mandados judiciais.
Crianças na lista de espera: 2.916
Vagas que devem ser ofertadas em 2021
800 vagas de remanejamento interno
270 vagas por meio de parcerias com nove ONGs vinculadas ao Fundeb
104 vagas após parcerias com escolas particulares
250 vagas por meio de credenciamento de novas ONGs
Os pais que precisam de vagas para os filhos devem ligar na Secretaria de Educação para que o nome da criança seja colocado na lista de espera.
Até o momento, não há previsão para o retorno das aulas presenciais por causa da pandemia.
Conforme a secretaria, em média, a transferência de crianças da rede privada para rede pública era de 270 alunos. Por causa da pandemia, essa média chegou a 400 crianças.
VÍDEOS: Educação
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Redação A Voz do Povo Do Oeste

Redação A Voz do Povo Do Oeste

Notícias que talvez Você Goste

Rolar para cima