A Voz do Povo do Oeste

verao-comeca-na-segunda-feira-(21)-com-previsao-de-chuvas-pouco-abaixo-da-media-historica-no-parana,-diz-simepar

Verão começa na segunda-feira (21) com previsão de chuvas pouco abaixo da média histórica no Paraná, diz Simepar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email


Estação começa às 7h02 desta segunda e vai até o dia 20 de março; segundo os meteorologistas, estado tem previsão de vários dias consecutivos de tempo seco e muito calor. Meteorologistas afirmam que são previstos vários dias consecutivos de tempo seco e muito calor
Tony Mattoso/RPC
O verão começa oficialmente na segunda-feira (21), às 7h02. No Paraná, a estação deve ser de chuvas pouco abaixo da média histórica para o período, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Com previsão de menos chuvas durante a estação neste ano, a recuperação dos níveis dos reservatórios de água deve ser lenta. O Paraná enfrenta situação de emergência hídrica.
Previsão para a segunda-feira
Para o primeiro dia de verão, a previsão do Simepar é de tempo instável, parcialmente nublado com pancadas de chuva em quase todo o Paraná.
Na região de Pato Branco, no sudoeste, diferentemente do restante do estado, o tempo deve ficar firme, nesta segunda-feira.
Ainda conforme os meteorologistas, em União da Vitória, Pato Branco e Laranjeiras do Sul devem ser registradas as menores temperaturas do dia. A mínima prevista é de 16º.
Já em Jacarezinho, os termômetros podem marcar até 34º, previsão de temperatura mais alta no Paraná para o primeiro dia da estação.
Confira a previsão do tempo na sua cidade
Verão chega nesta segunda-feira (20) com tempo instável, prevê o Simepar
José Fernando Ogura/AEN
Chuvas na estação
Os meteorologistas destacam que o verão é a estação mais chuvosa no estado, o que deve também ser registrado neste ano. O período registra chuvas intensas, pontuais, de curta duração e com muitos raios, vendavais e granizo, em todo o Paraná.
Entretanto, o Simepar explica que a ocorrência de chuvas ficará entre “ligeiramente abaixo e próxima à média climatológica” em todas as regiões.
Não há como prever a médio ou longo prazo, segundo os meteorologistas, onde devem ser registradas as tempestades típicas do verão e nem com qual intensidade devem ocorrer.
Os meteorologistas afirmam também que são previstos vários dias consecutivos de tempo seco e muito calor, com registro das temperaturas mais altas nas regiões oeste, sudoeste, norte e litoral.
Após mais um dia de calor, chuva forte atinge algumas regiões de Curitiba
Luciana Grande/RPC
Previsão para agricultura
Desde maio, o Paraná está em situação de emergência hídrica por causa da severa estiagem que vem enfrentando.
A seca registrada neste ano é a pior da história paranaense. De acordo com o Simepar, os efeitos da estiagem prejudicaram safras de soja e de milho no estado.
Diante dos danos no campo, muitos agricultores precisaram replantar e adequar cultivos de ciclos mais curtos, para salvar a produção.
A agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Heverly Morais, destacou que a perspectiva de chuvas e temperaturas dentro das médias históricas favorece o desenvolvimento da agricultura neste verão, com boa produtividade, beneficiando a soja, o milho e as frutíferas em geral.
Por isso, ela recomenda o cuidado intensivo para com as hortaliças, que podem ser afetadas pelas chuvas fortes e temperaturas elevadas, típicas da estação que começa nesta segunda-feira.
Veja a transformação da paisagem provocada pela pior seca registrada no Paraná; FOTOS
Safra de soja do Paraná
Reprodução/RPC
VÍDEOS: Crise hídrica no Paraná
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Redação A Voz do Povo Do Oeste

Redação A Voz do Povo Do Oeste

Notícias que talvez Você Goste

Rolar para cima