A Voz do Povo do Oeste

parana-confirma-mais-128-casos-de-dengue-e-chega-a-1,3-mil-diagnosticos-desde-agosto

Paraná confirma mais 128 casos de dengue e chega a 1,3 mil diagnósticos desde agosto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email


Boletim quinzenal da Sesa indica que há 3.663 suspeitas em investigação; número de mortes causadas pela doença se manteve em cinco. Secretário de Saúde recomendou a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito transmissor
Pâmela Fernandes/G1
O boletim quinzenal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta terça-feira (15), apontou aumento de 128 casos de dengue no Paraná em relação relatório anterior.
Com isso, o estado chegou a 1.375 confirmações da doença desde agosto deste ano. Desse total, 1.081 foram contraídos no próprio Paraná.
Segundo o boletim, há 3.663 suspeitas de dengue em investigação. O número de mortes no período se manteve em cinco, conforme o relatório.
VEJA O NÚMERO DE CASOS POR CIDADE
De acordo com a secretaria, as notificações de suspeitas da doença já ocorreram em 313 dos 399 municípios do Paraná.
“Nas últimas semanas a análise epidemiológica tem registrado redução no número de casos confirmados da dengue, mas isso não é sinal para baixarmos a guarda porque o vírus está circulando no Estado”, diz o secretário de Saúde, Beto Preto.
Segundo ele, com a chegada do verão na próxima semana devem ocorrer mais chuvas, o que é favorável para o aumento da proliferação do mosquito transmissor.
“Neste momento devemos redobrar o alerta contra a dengue com a eliminação dos focos e criadouros”, afirma o secretário.
Saída do estado crítico
A Sesa informou que o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostra que o Paraná tem incidência de 9,53 casos de dengue por 100 mil habitantes.
Para a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, o índice tira hoje o estado do cenário crítico da dengue.
“Mas não tira a situação de atenção da Secretaria da Saúde e dos gestores municipais. O cuidado deve acontecer agora, temos que nos mobilizar para que o problema não evolua nos próximos meses”, explica.
Chikungunya e zika vírus
O boletim da dengue da Sesa aponta ainda que o estado registrou desde agosto três confirmações de chikungunya, sendo duas em Londrina, no norte, e uma em Araucária, na Região de Curitiba.
Além disso, houve registro de um caso de zika vírus, em Cambé, também no norte.
Vídeos mais assistidos do G1 Paraná
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Redação A Voz do Povo Do Oeste

Redação A Voz do Povo Do Oeste

Notícias que talvez Você Goste

Rolar para cima