A Voz do Povo do Oeste

boletim-da-sesa-aponta-recorde-com-116-novas-mortes-por-coronavirus-no-parana

Boletim da Sesa aponta recorde com 116 novas mortes por coronavírus no Paraná

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email


Segundo a secretaria, nesta terça-feira (15), estado atingiu 336.825 casos e 6.859 mortos; foram incluídos 2.458 diagnósticos, na comparação com o dia anterior, além de 5.070 casos retroativos. Sesa divulgou novo boletim com total de casos da Covid-19 no Paraná, nesta terça-feira (10)
Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Handout via Reuters
Um boletim, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (15), apontou que o Paraná registrou recorde de novas mortes pela Covid-19, com mais 116 óbitos confirmados em um dia.
O número de mortes atingiu 6.859 e o total de casos no estado chegou a 336.825, segundo o relatório.
O recorde anterior de novas mortes em um dia havia sido registrado em 8 de novembro, quando a secretaria informou novos 90 óbitos.
A Sesa informou que, na comparação com os dados do dia anterior, foram inseridos 2.458 novos diagnósticos. Além disso, também foram contabilizados outros 5.070 casos retroativos, referentes ao período entre 13 de março a 12 de dezembro.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
A taxa de recuperação da doença no estado é de 70%, segundo a secretaria. Desde o início da pandemia, 235.668 pessoas se recuperaram.
Foram realizados 1.260.095 testes pelos critérios RT-PCR pela rede pública de saúde e laboratórios credenciados no estado, de acordo com o boletim.
Para 917.765 exames, o resultado foi negativo, e outros 10.801 estão em análise e aguardam resultado.
O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que a população deve manter os cuidados mesmo com a aproximação da chegada da vacina, que já está sendo aplicada em alguns países, como o Reino Unido.
“Nós vamos ter ainda todo um processo para começar a vacinação dos paranaenses, dos brasileiros e todos os lugares. Até lá, precisamos ter todos os cuidados, é necessário continuar esse trabalho de distanciamento, todos os cuidados que a gente vem repetindo a praticamente nove meses”, disse.
Paraná registrou o maior número de internados em UTIs desde o início da pandemia
116 novas mortes
O relatório aponta que 39 mulheres e 77 homens, com idades entre 24 e 101 anos, morreram pelo novo coronavírus no Paraná e tiveram os óbitos incluídos na contagem.
As mortes aconteceram entre o mês de agosto e esta terça-feira, em 50 cidades, segundo a Sesa.
Curitiba – 23 novas mortes;
Londrina – 8 novas mortes;
Maringá – 7 novas mortes;
Apucarana, Araucária, Campo Largo e Castro – 4 novas mortes cada;
Cascavel, Ivaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo – 3 novas mortes cada;
Almirante Tamandaré, Arapongas, Arapoti, Colombo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranavaí, Santa Maria do Oeste e São Miguel do Iguaçu – 2 novas mortes cada;
Antonina, Bela Vista do Paraíso, Borrazópolis, Cambé, Candói, Catanduvas, Chopinzinho, Cianorte, Corbélia, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Lindoeste, Manfrinópolis, Nova Esperança, Pato Branco, Perobal, Piraquara, Porto Rico, Renascença, Salto do Lontra, São José das Palmeiras, Saudade do Iguaçu, Sertaneja, Tijucas do Sul, Umuarama e União da Vitória – 1 nova morte cada.
Confira, abaixo, as informações detalhadas.
Novas mortes por Covid-19 no Paraná
Internamentos
De acordo com o relatório, 1.273 pessoas estavam internadas com casos confirmados da Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede particular.
Pelo SUS – 1.072 pacientes:
534 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI);
538 em leitos clínicos.
Pela rede particular – 201 pacientes:
80 em leitos de UTI;
121 em leitos clínicos.
O estado possui outros 1.515 pacientes internados com suspeita da doença, aguardando resultado de testes, pelas redes pública e privada. São 555 em leitos de UTI e 960 em enfermaria.
Ocupação de leitos
A Sesa informou que a taxa de ocupação de leitos do SUS exclusivos para pacientes com suspeita ou diagnóstico da Covid-19 no estado é a seguinte, nesta terça-feira:
88% dos 1.127 leitos de UTI adulta
66% dos 1.710 leitos de enfermaria adulta
50% dos 22 leitos de UTI pediátrica
50% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica
Considerando a divisão dos leitos por macrorregiões do estado, a região Leste, que abrange Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Litoral, é a que apresenta a maior taxa de ocupação das vagas de UTI para pacientes adultos, com 91% das vagas ocupadas.
Conforme o relatório, as taxas de ocupação das UTIs adulto de cada macrorregião são as seguintes:
Leste: 91%
Oeste: 92%
Noroeste: 89%
Norte: 74%
Situação em Curitiba
A prefeitura informou, nesta terça-feira, que a taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos com suspeita ou casos da Covid-19 pelo SUS chegou a 92%. São 364 vagas, com ocupação de 336 delas.
A taxa geral de ocupação dos 374 leitos pela rede pública na capital também é de 92%.
Na ala pediátrica, a cidade possui ocupação de quatro, dos 10 leitos de UTI disponíveis, o que representa uma taxa de ocupação de 70%.
Conforme o município, dos 532 leitos de enfermaria para adultos e crianças com suspeita ou diagnóstico da doença, 438 estão ocupados. A ocupação é de 82%.
Perfil dos pacientes
De acordo com a secretaria, as mulheres representam a maior parte das pessoas que tiveram casos confirmados do novo coronavírus no estado, com 178.288 confirmações (53% do total).
Considerando os pacientes que morreram pela doença, a maioria é de homens. Foram 4.053 óbitos em pacientes do sexo masculino (59% do total).
A média de idade das pessoas com casos confirmados no Paraná é de 39,4 anos, e entre as mortes, a média é de 68,7 anos.
Casos por município
Conforme informado pela Sesa, há mortes pela Covid-19 registradas em 346 cidades paranaenses, e casos confirmados da doença em todos os 399 municípios.
No relatório, a secretaria informou que uma morte que havia sido confirmada em novembro, em Rancho Alegre, foi excluída por erro de notificação.
Além do total do boletim, segundo a Sesa, outros 2.870 casos e 60 mortes foram confirmados no estado, mas em pacientes que moram fora do Paraná.
Veja os números de cada município:
Casos de Covid-19 no Paraná
VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no Paraná
Initial plugin text
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Redação A Voz do Povo Do Oeste

Redação A Voz do Povo Do Oeste

Notícias que talvez Você Goste

Rolar para cima