A Voz do Povo do Oeste

parana-registra-324449-mil-casos-e-6.701-mortes-pela-covid-19,-aponta-boletim

Paraná registra 324.449 mil casos e 6.701 mortes pela Covid-19, aponta boletim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email


Levantamento aponta aumento de 4.361 casos e 59 mortes provocadas pela doença, conforme dados deste sábado (12) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Desde o início da pandemia, Paraná registrou mais de 320 mil casos confirmados do novo coronavírus
Divulgação/Geraldo Bubniak/AEN
Desde o início da pandemia, o Paraná registrou 324.449 casos confirmados e 6.701 mortes provocadas pela Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgados neste sábado (12).
O novo boletim apontou um aumento de 4.361 casos. Destes, 2.010 são retroativos e confirmados entre 26 de maio até quinta-feira (10), segundo a Sesa.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
Além disso, o estado contabilizou mais 59 mortes provocadas pela doença, na comparação com o boletim de sexta-feira (11).
O estado registra ainda lotação de 87,8% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) reservados exclusivamente para o tratamento da doença.
Na sexta-feira, essa taxa era de 86%. Os dados levam em consideração os leitos para adultos e crianças.
Ao todo, 71% dos infectados são considerados recuperados no estado, o que representa um total de 230.862 pacientes. Por outro lado, a taxa de letalidade da Covid-19 está em 2,1%.
Taxa de ocupação
Em relação ao boletim anterior, o Paraná não criou mais leitos de UTI para adultos voltados para tratamento da Covid-19 no SUS.
A taxa de ocupação nesta ala chegou a 89%, pois o total de internados na UTI adulta do SUS para Covid-19 passou de 969 para 992.
Veja a seguir como está a ocupação dos leitos do SUS reservados para o tratamento da Covid-19 no Paraná:
89% dos 1.118 leitos de UTI adulta
65% dos 1.684 leitos de enfermaria adulta
41% dos 22 leitos de UTI pediátrica
34% dos 26 leitos de enfermaria pediátrica
Apenas os leitos da enfermaria pediátrica sofreram redução, com a diminuição de oito vagas.
Em relação à ocupação de leitos por macrorregião, que é a forma usada pela secretaria para dividir o estado, a área Noroeste registra a maior lotação entre os leitos de UTI para adultos.
A macrorregião abrange hospitais que ficam em cidades da região de Paranavaí. Confira a seguir a ocupação por área:
Noroeste: 95%
Oeste: 92%
Leste: 91%
Norte: 72%
O boletim aponta ainda que 2.740 pessoas estão internadas na rede pública e privada de saúde com diagnóstico ou suspeita da doença.
Destes, 1.149 estão em leitos de UTI e 1.591 estão na enfermaria. Do total, 1.290 pacientes já foram diagnosticados com Covid-19.
Mortes
As 59 mortes registradas no novo boletim são de 32 mulheres e 27 homens. As vítimas morreram entre 24 de novembro e este sábado.
Os pacientes tinham idade entre 39 e 89 anos. Quatro eram moradores de Colombo e quatro moravam em Mariluz.
Além disso, a Sesa informou que Cascavel, Pinhais e Piraquara registraram mais três mortes cada. Em Antonina, Francisco Beltrão, Ibaiti, Paranaguá, São José dos Pinais, Tunas dos Paraná, Umuarama foram mais dois óbitos cada.
Almirante Tamandaré, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cerro Azul, Contenda, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Japurá, Mamborê, Mangueirinha, Maringá, Maripá, Nossa senhora das Graças, Nova Aurora, Palotina, Paraíso do Norte, Pato Branco, Rio Branco do Sul, Salto do Lontra, Santa Lúcia, Sarandi, Sertaneja, Telêmaco Borba e Tomazina somaram mais uma morte cada.
Veja a seguir o perfil das vítimas:
Novas mortes por Covid-19
Casos por cidade
Veja na tabela abaixo o número de casos, mortes e recuperados da Covid-19 por cidade paranaense.
Casos de Covid-19 no Paraná
VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no Paraná
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Redação A Voz do Povo Do Oeste

Redação A Voz do Povo Do Oeste

Notícias que talvez Você Goste

Rolar para cima