A Voz do Povo do Oeste

medica-de-curitiba-relata-momento-critico-no-combate-ao-novo-coronavirus:-‘a-gente-tem-que-escolher-qual-paciente-vai-para-a-uti’

Médica de Curitiba relata momento crítico no combate ao novo coronavírus: ‘A gente tem que escolher qual paciente vai para a UTI’

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email


Prefeitura informou, nesta sexta-feira (11), que os leitos de UTI do SUS para Covid-19 estão 90% ocupados, com lotação de 91% na ala reservada para adultos e de 86% na pediátrica. Médica de Curitiba relata momento crítico no combate ao coronavírus
Uma médica, que atua na linha de frente no combate à Covid-19 em um hospital de Curitiba, afirmou que por causa da quantidade de pessoas com a Covid-19 em estado grave, as equipes médicas estão sendo obrigadas a decidir quem vai ocupar vaga de UTI e quem continua esperando.
A profissional, que preferiu não se identificar, deu um exemplo de critérios levados em conta no momento de tomar a decisão.
“A gente tem que escolher qual paciente vai para a UTI, qual vai ter maior chance de ter acesso aos recursos possíveis. A gente escolhe aquele paciente que é mais viável clinicamente, independente da idade. É claro que a idade também tem peso. Uma pessoa com 98 anos, não tem nenhuma comorbidade, está com Covid, mas tem uma pessoa com 23 anos, que é obesa e está com Covid, e ambas estão graves. Quem que vai para a UTI?! Vai a mais jovem”, disse.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
BOLETIM: Paraná registra 320 mil casos e 6.642 mortes pela Covid-19
Ao todo, Curitiba tem 34 leitos de UTI vagos e 358 pacientes hospitalizados na ala para tratamento intensivo
Reprodução/RPC
A secretária geral do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná confirma que muitos médicos têm relatado o dia a dia de hospitais lotados e de rotina exaustiva de trabalho.
“Além da sobrecarga física de trabalho, a sobrecarga emocional, e isso mexe demais com os profissionais. É muito angustiante você saber que tem vários pacientes graves e que só tem leito para um ou que só tem respirador para um”, comentou Cláudia Carrasco Aguilar.
O médico e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Donizetti Giamberardino, afirma que não recebeu nenhum relato e que as decisões no atendimento de urgência precisam ser compartilhadas entre uma equipe multidisciplinar.
“Não é justo que um médico, que estabelece uma relação de confiança com o paciente, tenha que decidir entre duas famílias que ele manteve esse contato. Hospitais devem ter protocolos e critérios para que o médico não seja responsabilizado por algo que pertence a toda uma sociedade”, explicou ele.
Médica de Curitiba relata momento crítico no combate ao coronavírus
Reprodução/RPC
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, afirma que os hospitais de Curitiba não estão passando pela situação relatada pela médica.
“Na rede SUS, todos os hospitais tem backup, tem respiradores nas enfermarias”, relatou ela.
A secretária disse que as decisões tomadas pelas equipes que atuam em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) devem obedecer a protocolos.
“Protocolos validados pelo Conselho Federal de Medicina, que trabalha com níveis de risco e de viabilidade. Idade não é o primeiro parâmetro, longe disso, o que se leva em conta são condições clínicas”, concluiu Márcia.
Situação dos leitos na capital
Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Arquivo/RPC
A taxa de ocupação de UTIs nos hospitais de Curitiba se mantém acima de 90% há vários dias.
A prefeitura informou, nesta sexta-feira, que os leitos de UTI do SUS para Covid-19 estão 90% ocupados, com lotação de 91% na ala reservada para adultos e de 86% na pediátrica.
Ao todo, Curitiba tem 34 leitos de UTI vagos e 358 pacientes hospitalizados na ala para tratamento intensivo.
Além disso, a enfermaria registra lotação de 84%, com 448 pacientes internados, de acordo com a prefeitura.
Até a manhã desta sexta-feira, 36 pessoas esperavam na fila esperando por um leito de UTI em Curitiba e região metropolitana.
Vídeos mais assistidos do G1 Paraná
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Redação A Voz do Povo Do Oeste

Redação A Voz do Povo Do Oeste

Notícias que talvez Você Goste

Rolar para cima