A Voz do Povo do Oeste

justica-determina-suspensao-de-eleicoes-para-diretores-de-colegios-estaduais-do-parana

Justiça determina suspensão de eleições para diretores de colégios estaduais do Paraná

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email


Pelo menos 1,7 mil candidatos buscam vaga para administrar escolas públicas pelos próximos quatro anos. MP-PR pediu para que processo seletivo, marcado para esta quarta-feira (9), fosse suspenso por causa da pandemia. Justiça determinou a suspensão do processo seletivo para a eleição dos diretores das escolas estaduais
Reprodução/RPC
A 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba determinou a suspensão do processo seletivo para a eleição de diretores de colégios estaduais do Paraná, que estava marcado para esta quarta-feira (9).
O pedido de suspensão foi feito pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), por causa dos riscos da pandemia de Covid-19.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) disse que respeita a decisão, mas destacou que planejou as eleições com o maior cuidado e zelo, obedecendo o protocolo de segurança para evitar a propagação do coronavírus.
Cerca de 1,7 mil pessoas se candidataram para administrar escolas de todo o estado pelos próximos quatro anos. A eleição não está prevista para acontecer nos futuros colégios cívico-militares, de educação integral, das comunidades indígenas e quilombolas, nos cedidos ou alocados em instituições religiosas, além dos quatro Colégios da Polícia Militar do Paraná.
Colégio cívico-militar no Paraná: 186 escolas aprovam novo modelo para 2021
Planejamento e como funciona a definição?
Segundo o governo, para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação.
Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos.
Já onde houver a inscrição de três chapas ou mais, e a chapa vencedora eleita obtiver menos de 40% dos votos válidos, deverá ser realizada um segundo turno, concorrendo somente as duas chapas com maior número de votos.
Com duas chapas em disputa, será necessário atingir 50% mais 1 voto para definição no primeiro turno.
Protocolo sanitário
Ainda de acordo com o governo, quando acontecer a eleição, os candidatos e demais envolvidos na votação terão que respeitar o distanciamento social no espaço escolar e seguir um protocolo de segurança sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Só poderão entrar nos locais de votação pessoas que estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar ao local onde está localizada a urna. Não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara.
As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto deverá ser disponibilizado nos locais em que houver as urnas. Recomenda-se que o votante leve sua própria caneta.
VÍDEOS: Educação
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Redação A Voz do Povo Do Oeste

Redação A Voz do Povo Do Oeste

Notícias que talvez Você Goste

Rolar para cima